quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Luanda à vista

                                                                                         

                                                                                               image
                                                    01 de Março de 1970  onze dias depois de Lisboa, estava-mos ansiosos por pisar terra firme. Entretanto havia sido criado um grupo do qual eu fazia parte, para carregar, guardar e acompanhar a nossa bagagem, que seria transportada para o Grafanil via camião, acho que foram os elefantes brancos da 2346, que nos transportaram até ao B.I.A. Os restantes companheiros foram de comboio. Em cada viatura, ia-mos alguns misturados com a carga. Recordo que choveu bastante  durante a viagem e nós apanhamos com ela em cima, mas com o calor que sentia-mos até foi agradável. Fiquei maravilhado com a grandeza e beleza daquela Cidade, decidindo que logo me fosse possível, fazer-lhe uma visita. Sempre que estava disponível, metia a dispensa de recolher para ir á Cidade, tinha-mos transporte depois do jantar e desde que estivesse-mos até á uma da manhã no parque militar, tínhamos o regresso assegurado. Aos domingos, havia também carreiras militares para a praia da Corimba, que saíam pela manhã e regressavam antes do almoço. Tomávamos banho, almoçávamos e logo apanhávamos outra para a cidade. Estes serviços de transporte eram feitos na sua maioria pela nossa companhia e por nós próprios, o que não alterava nada, senão o termos que conduzir, quando estávamos de serviço. Havia perto do Parque Militar que ficava em frente à Igreja do Carmo, uns bares onde nós trocávamos de roupa e guardávamos o saco, o que eu frequentava, acho que era conhecido pela casa do soldado, que em troca e como agradecimento pela guarda do respectivo saco e sempre que as finanças permitiam, tomávamos uns finos e comíamos uns bolinhos de bacalhau ou rissóis de camarão.

                                                                             Image13
                         O grupo de serviço à bagagem da Companhia
                                                                 Image9c                                       Banhistas na praia da Corimba-Ribeiro, Sousa e Silva

                                                                   Foto extraída da galeria Sanzalangola, que embora sendo anterior à nossa época, apenas difere no tipo das viaturas militares estacionadas ao fundo.
                                                         














Em Luanda com o Acácio da 88 pode ver-se o Banco Comercial de Angola e mais á frente o Banco de Angola

                                             
 
  















  

Do alto da Fortaleza pode ver-se a marginal de Luanda.







                     

1 comentário:

  1. Recordo-me da chegada conforme descreves gostei das fotos dos textos etc..(.) Apoio este blog e e em breve partilharei algumas fotos e vivências.
    Um abraço
    Cpts a toda a Família
    Carlos Eugénio Pereira

    ResponderEliminar